Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

domingo, 5 de junho de 2022

Visita de Estudo 4º ano - Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e Mosteiro da Batalha

 

No dia 2 de junho, as turmas H e I (4º ano), foram fazer uma visita de estudo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e ao Mosteiro da Batalha.

Os alunos relembraram um pouco da matéria dada em Estudo do Meio e consolidaram com pesquisas efetuadas sobre a Batalha de Aljubarrota.

No Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, conhecemos o local onde decorreu a Batalha e ficámos a conhecer como tudo aconteceu através da história contada pelas nossas guias e pelo filme a que assistimos.

 Um pouco de história:

“D. Fernando morreu deixando apenas uma filha (D. Beatriz) casada com D. João de Castela.

Assim se D. Beatriz se tornasse rainha, o marido seria rei de Portugal, unindo o trono português ao de Castela. Portugal corria o risco de perder a independência. Entretanto, quem ficou como Rainha (em vez do rei) foi a viúva de D. Fernando, D. Leonor Teles, que defendia o direito da filha ao trono Português

As opiniões da população dividiam-se: uns defendiam o direito de D. Beatriz ao trono; outros propunham que fosse escolhido para rei D. João, mestre de Avis, meio-irmão do falecido rei D. Fernando. Este, apoiado por muitos populares, expulsou D. Leonor Teles e os seus apoiantes. Iniciou-se assim a crise de 1383-1385 e a guerra da independência entre Portugal e Castela.

D. João foi aclamado rei de Portugal nas cortes de Coimbra com o nome de D. João I.

Para fazer valer o direito de D. Beatriz, o seu marido, rei de Castela, invadiu Portugal, dando início a um longo período de guerra, a batalha mais importante foi a batalha de Aljubarrota, que aconteceu no dia 14 de agosto de 1385 na zona de Aljubarrota, comandados por D. João I e pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Os portugueses eram de quantidade inferior em comparação com os castelhanos mas venceram graças à tática do quadrado e às fossas e covas de lobo que escavaram antes da batalha”

 


 






 







No Mosteiro da Batalha, fomos recebidos por dois “Abades” e um “Marquês”, que nos guiaram pelo Mosteiro e nos mostraram a beleza do mesmo.

No mosteiro, vimos a fantástica arquitetura, lindos vitrais, os túmulos do Rei D. João I e de D. Filipa de Lencastre e dos seus 4 filhos, entre outras coisas maravilhosas.







 


 


Foi uma visita cheia de aprendizagens. Gostámos muito!

No dia seguinte trouxemos os computadores para a escola e estivemos a trabalhar sobre a visita de estudo, analisando o guião que preenchemos e fizemos mais umas pesquisas sobre o que vimos.

Para além disso o 4º H fez uma entrevista ao 4º I sobre a visita:

P: O que mais gostaram na visita de estudo?

R: O Filme                       

P: Qual a parte do filme de que mais gostaram?

R: Parte do Quadrado

P: Por que lados torceram, Portugal ou Castela?

R: Portugal

P: Preferiram os arqueiros ingleses ou os besteiros portugueses?

R: Arqueiros Ingleses

P: Preferiram o Mosteiro da Batalha ou o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota? R: O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota

P: Preferiram os frades ou o Sr. Marquês?

R: Sr. Marquês

Sem comentários:

Enviar um comentário