JI Liberdade –
sala 3
Projeto
de investigação em contexto de JI
Queremos
construir um avião, e eu quero um carro, como fazer? Da ideia à prática
Em atividades
desenvolvidas no exterior proporcionou-se às crianças uma diversidade de
brincadeiras, materiais de exploração livre e construtiva. E assim, do pouco se
faz muito com a imaginação de uma criança.
A partir da caixa de fruta escolar e outras, surgiram: Robots, tendas, casas e jogos
Situações exploratórias da emergência da escrita e da leitura com grafismos e
contagens
Desenvolvem trabalho cooperativo, desde a ideia, passando ao planeamento em grande grupo, e daí à investigação, com recurso a meios digitais:
Avião:
O interior do
cockpit, através de desenho à vista e construção do avião com as asas e a cauda, que é preciso para voar, vão comentando durante a pintura do avião,
branco, como os a sério.
Carro:
Mais uma vez procederam à preparação do
material, com autonomia e trabalho, desta vez a pares. Partindo da observação
direta, da porta da escola - carros estacionados.
Pergunta
da investigação: Quantas rodas tem
um carro, de que cor são e qual é a sua forma?
Desta forma
puderam desenvolver várias competências, integradas nas OCEPE (Orientações
Curriculares para a Educação Pré-escolar): linguagem oral, abordagem à escrita,
autonomia na utilização de materiais, matemática e geometria, sentido estético,
trabalho cooperativo.
Partindo do brincar e do jogo das crianças, a ação do educador é essencial para o desenvolvimento das aprendizagens. É fundamental serem encorajadas a inventar, a resolver problemas, a partilhar estratégias, a questionar sobre processos e resultados (OCEPE).
Sem comentários:
Enviar um comentário