Este blogue pretende ser uma ferramenta de divulgação das atividades deste estabelecimento. Para informações gerais, consultar o site do Agrupamento de Escolas de Montijo www.aemontijo.pt

segunda-feira, 28 de junho de 2021

 

JI Liberdade – sala 3

Projeto de investigação em contexto de JI

Queremos construir um avião, e eu quero um carro, como fazer? Da ideia à prática

Em atividades desenvolvidas no exterior proporcionou-se às crianças uma diversidade de brincadeiras, materiais de exploração livre e construtiva. E assim, do pouco se faz muito com a imaginação de uma criança.

A partir da caixa de fruta escolar e outras, surgiram: Robots, tendas, casas e jogos


  

                                                                                                                              

 

                                                                                           

                              




                                       

 


                       


 

 

 

 

 



























Situações exploratórias da emergência da escrita e da leitura com grafismos e contagens

 





 









Desenvolvem trabalho cooperativo, desde a ideia, passando ao planeamento em grande grupo, e daí à investigação, com recurso a meios digitais:

Avião:

 


 















O interior do cockpit, através de desenho à vista e construção do avião com as asas e a cauda, que é preciso para voar, vão comentando durante a pintura do avião, branco, como os a sério.





 



















Carro:

Mais uma vez procederam à preparação do material, com autonomia e trabalho, desta vez a pares. Partindo da observação direta, da porta da escola - carros estacionados.


Pergunta da investigação: Quantas rodas tem um carro, de que cor são e qual é a sua forma?





















Desta forma puderam desenvolver várias competências, integradas nas OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar): linguagem oral, abordagem à escrita, autonomia na utilização de materiais, matemática e geometria, sentido estético, trabalho cooperativo.





 

 

 

 


 


 

 






Partindo do brincar e do jogo das crianças, a ação do educador é essencial para o desenvolvimento das aprendizagens. É fundamental serem encorajadas a inventar, a resolver problemas, a partilhar estratégias, a questionar sobre processos e resultados (OCEPE).

Sem comentários:

Enviar um comentário