Do confinamento à horta escolar com a família
Uma experiência de biodiversidade
EB Liberdade, pré-escolar - sala 3
Durante o confinamento surgiu o desafio de plantar/semear uma planta, em
dinâmica de grupo. Com a família em contexto de Ensino à Distância (E@D), numa
sessão síncrona as crianças fizeram a sua plantação que apresentaram nas
sessões seguintes, acompanhando a crescimento das mesmas.
No regresso ao ensino presencial, uma planta veio para a sala, para ser transplantada e assim iniciámos a exploração da horta, com a família, que veio ajudar na sua preparação.
Fomos conhecer o espaço da horta, depois das ervas cortadas, pela Junta de
Freguesia. Foi bom estar, desfrutar e explorar e também desenhar o que
observávamos em nosso redor, ouvindo o canto dos pássaros.
Aprendemos que as cascas da fruta do lanche saudável são vitaminas para as plantas e também as borras do café.
E fomos plantar legumes e flores na horta, um dia com cada família.
Experiência com plantas, dentro e fora da nossa sala:
·
No vidro da sala;
·
No alpendre da sala.
No alpendre
No vidro
Antes de levar para a horta, plantámos em vasos, para crescerem mais um
pouco. Fizemos registos da germinação e identificámos as plantas.
Mais tarde, já com as
plantas maiores fomos à horta transplantá-las de novo, bem como novas ofertas
de plantas, das famílias.
Estamos a colher os
frutos que, entretanto, cresceram e a partilha-los com as nossas famílias, pois
participaram de forma direta, ao dinamizar atividades na horta escolar e indireta
providenciando terra, vasos e plantas para a horta.
Para além do espírito de trabalho de grupo e de respeito pela natureza as crianças ampliaram o vocabulário:
·
Semear,
plantar, transplantar;
·
Partes
constituintes das plantas;
·
Metodologia
científica na experimentação (Experiência, observação e registo).
E no final, ainda em fase
de acabamento de projetos, surge o autocarro.
E é nesse
autocarro que concluímos o ano letivo.
Boas férias para todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário